Aguarde...

Benvindos Siga-nos

Eventos Anuais

Feira do Queijo e do Vinho – Abril
 
Ao longo de 4 dias, os visitantes podem encontrar no recinto, situado no Jardim Manuel Bívar (baixa de Faro) uma área de tasquinhas onde poderão degustar queijos, enchidos e vinhos oriundos de todo o país e uma outra área com cerca de três dezenas de expositores que promovem e divulgam o que de melhor se faz no setor vitivinícola e do queijo, bem como na produção regional de enchidos. Esta iniciativa é de entrada livre e o público presente poderá também contar com algumas provas de queijo, enchidos e vinho e com uma mostra de artesanato regional algarvio.
 
Farnáutica – Mostra do Mar e da Náutica de Faro – Maio
 
Esta mostra tem como objetivo promover o turismo náutico e as atividades relacionadas com o setor do mar e do litoral, destacando a história, a cultura e a identidade de Faro, do Algarve e do país, em que o mar tem um papel de crucial importância.
 
Para além da exposição de embarcações de recreio, motas de água e material náutico, estarão representadas diversas instituições promovendo e divulgando projectos ligados à sustentabilidade marinha, as suas atividades ligadas ao mergulho e ao mundo subaquático, os seus acessórios e equipamentos ligados à náutica de recreio, bem como as suas atividades e material ligados ao desporto náutico, como a vela, o remo, a natação e a canoagem. Para além disso está representada uma área com tasquinhas onde o visitante poderá degustar alguns pratos e petiscos provenientes do mar e da Ria Formosa.
 
Semana Académica – Maio
 
É uma iniciativa promovida pela Associação Académica da Universidade do Algarve e conta com mais de 30 anos de existência. É uma festividade estudantil do Ensino Superior, com duração de 10 dias e realiza-se todos os anos nas primeiras semanas do mês de Maio. A Semana Académica do Algarve é considerada uma das melhores e mais completas Semanas Académicas do país. Este evento, que tem o seu auge, durante a noite, no País das Maravilhas (nome dado ao recinto onde ocorrem os concertos musicais e onde existem as barraquinhas de curso) está aberto a estudantes, antigos alunos e a todos aqueles que queiram divertir-se, assistir aos concertos e viver ou reviver o espírito académico.
 
Festa do Caracol – Maio
 
É uma iniciativa gastronómica promovida pela União das Freguesias de Faro e realiza-se todos os anos na segunda quinzena do mês de Maio, tendo como objetivo promover, divulgar e potenciar os produtos tradicionais, a cozinha e a cultura mediterrânicas nomeadamente os pratos gastronómicos com o caracol.
 
Festas Populares de São Pedro – Junho
 
É um evento de cariz eminentemente popular organizado pela União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) com o objetivo de comemorar os tradicionais Santos Populares e homenagear o apóstolo São Pedro.
 
Alameda Beer Fest – Julho
 
No início de Julho, o Jardim da Alameda João de Deus abre as suas portas para receber mais de três dezenas de cervejeiros artesanais oriundos não só de Portugal, mas de quase toda a Europa. Este festival para além de permitir a degustação de centenas de cervejas artesanais, tem uma forte componente musical e também gastronómica, com a presença de tasquinhas e de street-food.
 
Concentração Internacional Motard - Julho
 
Faro é reconhecida internacionalmente como a capital europeia dos motociclistas. Todos os anos, milhares de motociclistas de todo o mundo viajam para Faro, no mês de Julho, para participar na Concentração Internacional de Motos, organizada pelo Moto Clube de Faro. Um dos eventos de destaque é o desfile das motos pelas ruas da capital no Domingo, último dia da concentração.
 
Baixa Street Fest – Julho e Agosto
 
Evento de dinamização comercial que ocorre na baixa de Faro, todas as sextas-feiras à noite, contando com performances artísticas, teatro de rua, DJ´s, atuações musica e com várias promoções nos estabelecimentos aderentes.
 
Festa da Ria Formosa – Julho
 
É uma iniciativa gastronómica promovida pela Vivmar - Associação de Viveiristas e Mariscadores da Ria Formosa e realiza-se todos os anos no final do mês de Julho, prolongando-se até aos primeiros dias do mês de Agosto. A Festa da Ria Formosa tem a duração aproximada de 11 dias e o visitante para além de poder saborear o marisco oriundo da Ria, pode divertir-se com a animação diária através de vários artistas regionais e nacionais, que fazem de cada noite um motivo para voltar na noite seguinte.
Nesta Festa pode saborear-se todo o tipo de marisco, como o camarão, santola, búzio, amêijoa, berbigão, lingueirão, ostras, além de outros pratos regionais confeccionados tendo por base o marisco da Ria Formosa, como por exemplo a feijoada de marisco, as papas de milho com berbigão, o arroz de marisco, o arroz de lingueirão, a feijoada de buzinas, amêijoas na cataplana, entre outros.
 
FolkFaro – Agosto
 
Uma iniciativa do Grupo Folclórico de Faro, cuja primeira edição foi em 2003, colocou Faro na rota dos grandes festivais de folclore da Europa. Constam da programação do Folkfaro, que ocorre em meados de Agosto, espectáculos de folclore nacional e internacional, ateliers de dança, folclore para crianças, galas temáticas e animações de rua.
 
Farcume – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Faro – Agosto
 
Uma iniciativa da FARO 1540 - Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, cuja primeira edição ocorreu em 2011 e que tem vindo a ocorrer desde então, no final do mês de Agosto. Pode-se dizer que este festival de curtas-metragens já faz parte de um conjunto de iniciativas que prestigiam Faro, dando um forte contributo para o desenvolvimento de uma política cultural que se quer de qualidade e diversificada contribuindo para que a capital algarvia se afirme como um concelho culturalmente abrangente, dinâmico e criativo.
Este festival de curtas-metragens tem de forma gradual transformado-se como um festival de referência a sul do país dando a conhecer e lançar novos talentos para além de divulgar e promover junto do público os excelentes trabalhos que são realizados nesta área, mas que nem sempre têm a divulgação desejada e merecida. Dentro de um ambiente informal, bem-disposto e descontraído este festival tem procurado premiar e reconhecer a dedicação, o empenho, a criatividade e o mérito dos realizadores, actores e equipas técnicas que sem terem os orçamentos da indústria cinematográfica de Hollywood conseguem desenvolver trabalhos de grande qualidade.
 
Feira do Doce Regional e Conventual – Agosto
 
Uma iniciativa da União das Freguesias de Faro, cuja primeira edição ocorreu em 1995 e que tem vindo a ocorrer desde então, no final do mês de Agosto, no Jardim Manuel Bivar, em Faro.
 
Festival F – Setembro
 
No inicio de Setembro, chega a altura do último grande festival de Verão. Durante três dias a cidade velha de Faro - Vila Adentro - é palco de um grande festival de música, havendo contudo outras atrações, como stand up comedy, cinema, exposições, tertúlias literárias, feirinhas de artesanato e um vasto leque de street food.
 
Feira de Santa Iria – Outubro
 
As origens da Feira de Santa Iria remontam ao ano de 1596. Reza a história, que esta Feira começou no reinado de D. Filipe I após o incêndio que a cidade sofreu na sequência do saque das tropas inglesas do Conde de Essex em 1596. Com o saque e o incêndio, a cidade ficou desprovida de inúmeras infra-estruturas e os seus habitantes padeciam de fome e peste, pelo que a realização desta feira procurava, de alguma forma prestar auxílio à população carenciada, e incrementar também as transacções comerciais. Inicialmente tratava-se de uma feira “forra e franca”, ou seja, os feirantes estavam isentos de pagar impostos do que vendiam, não se sabendo ao certo quando terminou esta isenção. A associação da Feira ao nome de Santa Iria, prende-se com o facto da sua data de realização ter sido marcada para o Dia de Santa Iria (20 de Outubro). A Feira de Santa Iria realiza-se no Largo de S. Francisco, na segunda quinzena de Outubro, mantendo as suas características populares. Nela podem-se encontrar uma grande diversidade de atrativos: stands institucionais, exposições gerais, divertimentos para crianças e adultos, comes e bebes, artesanato, brinquedos, roupa, calçado e venda de produtos diversos.
 
Festival de Órgão – Novembro
 
Uma iniciativa da associação Música XXI e que ocorre desde 2007 nas igrejas de Faro durante o mês de Novembro. O Festival tem como objectivo central a valorização e divulgação do património musical. Em particular, tem como objectivo divulgar este instrumento secular e apoiar os intérpretes na difusão da música original composta para órgão.

 



Compartilhar titulo produto